sábado, 5 de fevereiro de 2011

Narguile, a verdade que poucos sabem!


A Organização Mundial de Saúde alerta que a fumaça do narguilé contém inúmeras toxinas que podem causar câncer de pulmão, doenças cardíacas entre outras. E que, em uma sessão de narguilé – que pode durar de vinte minutos a uma hora – a quantidade de fumaça inalada corresponde a mesma inalada ao se fumar 100 cigarros comuns.

http://jotablog.com/narguile-origem-partes-funcionamento-fumo-e-saude/

O tabaco libera uma concentração de substancias toxicas bem maior do que o fumante comum está acostumado a usar.

Narguilé possui:
100 vezes mais alcatrão
4 vezes mais nicotina
11 vezes mais monoxido de carbono
que um cigarro comum

O uso é bastante comum em menores de idade e muitos queimam mais do que só o fumo do narguilé, queimam tambem drogas.

Virou habito para 37% dos fumantes de até 25 anos e muitos sao menores.

http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/narguiles-sao-mais-perigosos-para-a-saude-do-que-cigarros-comuns/1427843/

Mas, a medida do monóxido de carbono no hálito exalado mostrou que o nível normal medido em um não fumante foi de três partes de CO por um milhão de partes de ar (ppm), (o que afetou menos de 1% de seu sangue), um fumante que consome menos cigarros teve 10-20 ppm (2% a 4% do sangue afetado), e um fumante com alto consumo de cigarros teve 30-40 ppm (entre 5% e 7% do sangue afetado).

O estudo descobriu que a pessoa que fuma o narguilé tinha 40-70 ppm de monóxido de carbono, o que afeta entre 8% e 12% do sangue e é um nível ainda maior do que os fumantes que consomem muito cigarro.

"Se minha mãe me ver fumando narguilé, ela não vai encarar isto como um ato tão sério como se eu estivesse fumando um cigarro", disse um britânico de descendência paquistanesa

Mas não é apenas o nível de monóxido de carbono que gera preocupação em relação ao narguilé. Qasim Choudhory, funcionário do Serviço de Antitabagismo do Serviço Público de Saúde britânico, afirma que dividir o cachimbo de narguilé pode transmitir infecções.

"Existe um risco maior de contrair tuberculose, herpes e infecções como esta", afirmou.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1278853-5603,00-NARGUILE+PODE+SER+VEZES+MAIS+PERIGOSO+DO+QUE+O+CIGARRO+DIZ+ESTUDO.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário