quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Sistema Esquelético - Membro Inferior

Membro Inferior: 30 ossos

O fêmur (coxa), Patela (joelho),Tíbia e Fíbula (perna), Tarso (pé)

Fêmur: é o mais longo, forte e pesado osso do corpo.
Possui Cabeça, colo do fêmur, trocante maior, côndilo medial, côndilo lateral e face patelar.

- Uma fratura bastante comum nos idosos é no colo do fêmur, por não conseguir sustentar todo peso do corpo devido a sua fragilidade, geralmente conhecida como fratura do quadril.





Patela: esta localizada na frente da articulação entre o fêmur e a tíbia conhecida como a articulação do joelho. É um osso pequeno, triangular.

Tíbia: Possui côndilo lateral, côndilo medial, tuberosidade da tíbia, maléolo medial (é a proeminência que forma no lado medial do tornozelo). Localizado na parte medial da perna.
Fíbula: Localizado na parte lateral da perna (pode-se fazer a seguinte associação Fíbula = Fora). Possui cabeça, maléolo lateral e incisura fibular.





Osso do Tarso: Talús, Calcâneo, Cubóide, Navicular, Cuneiforme lateral, medial, intermediário.
Ossos do Metatarso: são cinco ossos numerados de I a V, de medial para lateral, possui base, corpo e cabeça.
Falanges: cada falange constitui em proximal, distal e medial. O halux (dedão) tem duas falanges proximal e distal. E os outros dedos possuem 3 falanges.




- A diferença nos esqueletos femininos e masculinos deve-se ao fato da gestação e do parto. A pelve feminina é mais larga do que a masculina, pois acomodam a cabeça do feto na hora do parto.
- O envelhecimento: desde o nascimento ate a adolescência, é produzido muito mais ossos do que perdido durante o remodelamento ósseo. Nos adultos as taxas de produção e perda óssea são praticamente iguais, devido à diminuição dos níveis de esteróides sexuais, durante a meia idade, especialmente pós-menopausa, ocorrendo uma redução da massa óssea. Como nas mulheres os ossos são menores do que nos homens, portanto na velhice a perda de massa óssea causa maiores problema, aumentando a osteoporose.
O envelhecimento tem dois efeitos principais sobre o sistema esquelético se torna mais frágil e perde massa. As causas da fragilidade óssea é a redução da síntese protéica e na produção de hormônio de crescimento assim diminuindo a produção de fibras de colágenos que dão força e flexibilidade ao osso. A perda de massa óssea resulta na desmineralização iniciando geralmente depois dos 30 anos, nas mulheres aumenta em torno dos 45 anos e continua até os 70 anos, quando os níveis de cálcio nos ossos chegam a 30%.
As mulheres perdem em torno de 8% de massa óssea a cada 10 anos já os homens perdem 3% cada 10 anos, iniciando em torno dos 60 anos de idade.

Um comentário: