Quando um terminal de auto atendimento é violado, as notas que estão armazenadas são automaticamente manchadas por uma tinta avermelhada. O dispositivo é acionado quando o procedimento de abertura das gavetas não é correto.
E esse mecanismo já está sendo implantada nos terminais de caixas eletrônicos em todo o estado e as notas manchadas se tornam objeto de investigação e ficam impossibilitandas de circular no mercado.
O Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central (BC) anunciaram que as cédulas manchadas por dispositivos antifurto dos caixas eletrônicos deixam de ter validade, não poderão ser utilizadas para pagamentos. De acordo com o Banco Central, o portador de uma nota manchada deverá encaminhar a cédula a uma agência bancária para que esta encaminhe para o Banco Central, onde a nota ficará retida para uma análise.
Caso seja comprovada que a mancha é do dispositivo antifurto, o portador não terá direito ao ressarcimento do valor. Se ficar comprovado que a nota não foi manchada pelo dispositivo, o banco providenciará a troca da nota. O Banco Central recomenda a população para que não aceite notas que tenham sido danificadas.
Bibliografia:
http://www.salariominimo.net/salario/notas-manchadas/
http://www.folhafrancanews.com.br/site.php?p=noticias&id=251
http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201106011237_TRR_79740441
Nenhum comentário:
Postar um comentário